MENSAGEM DO MÊS: FÉ

 

 

 

 

A FÉ

TEXTO BÁSICO: Hebreus 11.1-40

________________________________________________________________________________________

VERSÍCULO PARA DECORAR

"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hb11. 1).

________________________________________________________________________________________

 

Falar sobre a fé é falar sobre uma força poderosa e atuante no mundo. É falar sobre algo essencial ao nosso relacionamento com Deus. A fé é o meio pelo qual podemos encontrar liberação do poder de Deus e realizar grandes coisas.

 

I. 0 QUE E FÉ?

Definir fé não é fácil. O vocábulo tem um sentido mais abrangente do que geralmente se pensa.

1. Definição. A Bíblia define fé da seguinte maneira: "...fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem " (Hb 11. 1 ). Pelo texto, vemos que duas palavras são essenciais nesta de­finição: Certeza e Convicção. Falar em fé é falar de algo certo, seguro.

2. Tipos de fé:

a. Fé natural. Esse tipo de fé é comum a todos os homens. É a capacidade do homem para "acreditar". Se ele toma um avião, ele crê que vai chegar ao seu destino; se alguém lhe faz promessa, ele pode crer ou não que o outro a cumprirá.

b. Fé salvadora. É a fé pela qual nos apropriamos da salvação. De acordo com Efésios 2.8,9, não somente a salvação, mas a própria fé vem de Deus. Tudo que é bom é dom de Deus (Tg 1.17).

c. Fé como confiança. É a capacidade da pessoa descansar nas promessas de Deus. É descansar no próprio Deus. O texto de Atos 16.31 pode ser assim traduzido: "Põe a tua confiança no Senhor Jesus e serás salvo... "

d. Fé como corpo de doutrinas. Paulo diz que "há... uma só fé" (Ef 4.5). Quer dizer, há um só corpo de doutrinas verdadeiras, as quais devemos obedecer.

e. Fé como dom espiritual. É uma fé especial, concedida pelo Es­pírito Santo a determinadas pessoas, para realizar grandes coisas (1 Co 12.9).

Na vida cristã, qualquer tipo de fé que tenhamos começa com a fé salvadora. É por ela que somos introduzidos no novo relacionamento com o Senhor.

A fé não é um "salto no escuro". É algo com a maior clareza. É certeza e convicção. Ainda que tenhamos que esperar e nada estejamos vendo. A Bíblia fala de Moisés como aquele que caminhou para a terra prometida, como quem vê o invisível (Hb 11.27).

 

II. 0 VALOR DA FÉ

Todos queremos ter um bom relacionamento com Deus. A exigên­cia bíblica para agradar a Deus é a fé. Não diz a Palavra de Deus que é difícil agradar a Deus sem fé, mas: "delato, sem fé, é impossível agra­dar a Deus" (Hb 11.6).

Parece que o que mais impressionava a Jesus era a fé que algumas pessoas podiam demonstrar, como por exemplo: a mulher cananéia (Mt 15.28); o centurião romano (Mt 8.10,13); e o cego (Mc 10.52).

Pedro considerava a fé como a base para as outras sete virtudes cristãs principais (2Pe 1.5-7).

Paulo coloca a fé como uma das três principais virtudes cristãs, ao lado da esperança e do amor (1 Co 13.13).

No entanto, a fé é uma virtude para este mundo somente. Quando estivermos com Jesus, não precisaremos mais de fé, porque "havemos de vê-lo como ele é " (1 Jo 3.2).

 

III. OS BENEFÍCIOS DA FÉ

1. Salvação (Ef 2.8). Só podemos ser salvos pela fé em Jesus (Rm 10.9).

2. Milagres. Jesus disse que se tivermos fé como um grão de mos­tarda, faremos milagres extraordinários (Mc 11.22,23). Pela fé os "he­róis da fé" alcançaram notáveis resultados e fizeram grandes obras (Jo 14.12; Hb 11 ).

3. Curas (Tg 5.15).

4. Paz, gozo, segurança (Is 26.3; Rm 5.1; Hb 4.3).

5. Vida. O justo vive pela fé (Rm 1.17b). Viver pela fé é viver sem dinheiro. Significa confiar de todo o coração, sabendo que Ele vai agir, seja em que circunstância for. Veja o exemplo de Abraão (Hb 11. 17-19). "Tudo é possível no que crê" (Mc 9.23b).

 

IV. COMO ADQUIRIR FÉ

1. Como vem a fé:

a. A Trindade trabalha para produzir fé:

(1) O Pai concede a fé (Rm 12.3). Deus repartiu a fé a cada pessoa;

(2)     O Filho é o autor e aquele que aperfeiçoa nossa fé (Hb 12.2). Aprendemos, no episódio de Pedro andando sobre as águas, que somos vitoriosos quando cremos (fixamos nossos olhos) em Jesus;

(3)     O Espírito Santo administra a fé. Ele é o executivo da Trindade (1 Co 12.9). Assim vemos que a Trindade se une para que tenhamos fé.

b. A Palavra de Deus.

Este é o instrumento pelo qual nos vem a fé. É ouvindo-a que adquirimos fé. A fé vem pela pregação da Palavra de Deus (Rm 10.17). Veja também Rm 4.5, que confirma esta verdade.

2. Como desenvolver a fé.

Os discípulos pediram a Jesus: "Au­menta-nos a fé" (Lc 17.5). Este é um ótimo desejo e ele se cumpre em nós da mesma maneira que recebemos a fé: ouvindo a Palavra de Deus. Se quisermos que nossa fé cresça, precisamos nos apegar à Palavra do Senhor.

 

CONCLUSÃO

Não basta ter ou pensar que se tem grande fé. Há pessoas que têm grande fé - mas, em coisas erradas. Veja o exemplo dos profetas de Baal, no tempo do profeta Elias (lRs 18.20-40). Eles criam em Baal. Que tristeza! Nossa fé deve estar em Jesus. Para a salvação, para a vida eter­na, a fim de vivermos para Ele. Não basta crer em Deus (de maneira geral, dispersiva, admitir que Ele existe...); é preciso crer (ter fé) em Jesus (Jo 14.1).

 

APLICAÇÃO

1. Se você crê em Jesus, não pode mais crer em nenhum ídolo ou "deus". O Senhor é o único Deus.

2. Não se importe se sua fé ainda é pequena. Ela irá crescer à me­dida que você se aplicar a estudar a Palavra de Deus e viver a vida cristã, sinceramente, com Deus.

3. Quanto à fé como "corpo de doutrinas", procure manter a comu­nhão com os irmãos na igreja onde você começou, para não aprender noutros lugares alguma "doutrina" não condizente com os ensinos da Palavra de Deus.

 

RESPONDA

1. Que é fé? (Responda com o versículo para decorar)

2. Por que a fé não é um salto no escuro?

3. Como é que você pode fazer a sua fé crescer?


Cultos todos os dias, às 19h. Sábado: Mega Vigilhão dos Milagres, às 19h - "Manifestação Total do Poder de Deus!" Domingo: Culto de Celebração, às 19h.